A Origem [OST]

A trilha dos sonhos

Texto de Tarcísio Bruno

Desde o primeiro ‘teaser’ fui entusiasta do filme Inception (no Brasil, chamado de A Origem). Isso não mudou quando eu soube que o longa era dirigido por Christopher Nolan (O Cavaleiro das Trevas, Amnésia). Hoje todos sabem que o filme foi um grande sucesso, trazendo além de um enredo arrebatador, um elenco de primeira qualidade e efeitos especiais de saltar aos olhos. Mas, com certeza, Inception não contou apenas trunfos visuais.

Isso porque o grande responsável pela trilha sonora do longa foi nada menos que Hanz Zimmer, compositor alemão conhecido no cinema pelas trilhas de Gladiador, O Último Samurai, Hannibal, O Cavaleiro das Trevas, entre outros. Porém, dizer isso é pouco comparado ao trabalho que o músico faz em Inception. Com apenas duas notas Zimmer nos transporta ao mundo de Nolan, e dá um show nos mais de 140 minutos de filme.

Ao todo, as doze músicas surgem em momentos cruciais da trama e extasiam nossa audição. Para um público mais atento a impressão que se tem é que fomos transportados para uma apresentação de orquestra e não para uma sala de cinema. Obviamente esse efeito se perde quando assistimos ao filme num DVD player comum, mas assistir Inception num home theater pode recuperar a magia e o impacto da trilha.

Sem mais delongas, confesso que é extremamente árduo para mim ser mais claro e direito sobre o que Hans Zimmer faz na autoria de sua obra. Porém ratifico que sem seu trabalho Inception perderia metade do seu valor. Só posso deixar a dica mais previsível de todas: confira A Origem, não durma no ponto e prepare sua audição!

Mais do mesmo: Inception concorreu ao Oscar de Melhor Trilha Sonora mas perdeu para o filme A Rede Social. Ao todo, o longa de Christopher Nolan angariou quatro estatuetas: Melhores efeitos especiais; Melhor Fotografia; Melhor edição de som; Melhor mixagem de som.

1. Half Remembered Dream
2. We Built Our Own World
3. Dream Is Collapsing
4. Radical Notion
5. Old Souls
6. 528491
7. Mombasa
8. One Simple Idea
9. Dream Within A Dream
10. Waiting For A Train
11. Paradox
12. Time

Anúncios

Sobre Fernanda Eggers

Comunicóloga, fotógrafa, jornalista, revisora, apaixonada por cinema, HQs e literatura. (E gatos.)
Esse post foi publicado em cinema, Hans Zimmer, Soundtrack. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s