Crepúsculo [Livro]

Índice
Crepúsculo [Livro]
Crepúsculo [Filme]
Crepúsculo [OST]
Crepúsculo – The Score [OST]
Twilight Saga (todos os textos da série)

A história de Bella e Edward é recheada de clichês de romances – mas mesmo assim não deixa de ser uma leitura agradável. No primeiro volume da saga, composta de quatro livros, Stephenie Meyer criou o ambiente para uma paixão impossível entre uma humana demasiadamente propensa a acidentes e um vampiro que sente uma atração inexplicável por ela.

No início da história, Bella Swan se vê rejeitada pelo primeiro garoto por quem se interessou na vida. Recém chegada na cidadezinha de Forks, em Washington, ela tenta não se importar com isso e se enturmar com os novos amigos. Edward Cullen acredita que ter amizade com a garota não é boa idéia, ainda assim não resiste e a faz passar por maus bocados, afastando-se e aproximando-se sem nenhuma explicação convincente.

Até o dia em que Bella, o “imã para acidentes”, deixa de morrer atropelada por uma picape por intervenção de Edward. Depois disso, a garota fica intrigada com a verdadeira natureza de seu colega e passa a questioná-lo com freqüência. Por fim, ela descobre que ele é um vampiro. Com a verdade revelada, o relacionamento dos dois começa – e Bella passa a atrair ainda mais problemas.

A narrativa do primeiro livro não é tão boa quanto a dos volumes seguintes, no entanto é contagiante o suficiente para garantir a leitura de toda a história do casal. Meyer tinha a clara intenção de atingir o público adolescente, principalmente o feminino, mas quem já não teve 15 anos? A crença no amor eterno e a vontade de viver uma paixão impossível já existiu em quase todos nós, fazendo com que a identificação com o casal seja fácil.

As referências da autora são claras, muito da história tem como base textos de Jane Austen e William Shakespeare, e Meyer não faz questão de esconder isso, ela cita diversas obras dos autores na série e evidencia que Razão e Sensibilidade é um dos livros preferidos de Bella. Alguma semelhança com a série Harry Potter, de J.K. Rolling, que causou furor entre adolescentes há alguns anos, também pode ser vista na forma como o livro se desenvolve: ele apresenta diversos conflitos menores, facilmente resolvidos e, na metade da narrativa, surge o verdadeiro perigo da trama, que será resolvido no final, não sem deixar algo para ser explorado no livro seguinte.

Este texto foi escrito para a revista-laboratório Spoiler Alert, criada por mim e por Eloísa França para uma disciplina do curso de Jornalismo da UFPB. Para saber mais sobre a revista, clique aqui. Há outra resenha do livro, também feita por mim, aqui e este texto foi publicado aqui pela primeira vez.

Capa de Crepúsculo

Capa de Crepúsculo

Título original: Twilight
Autora: Stephenie Meyer
Ano: 2005
Páginas: 416
Editora: Intrínseca
Tradução: Ryta Vimagre

Anúncios

Sobre Fernanda Eggers

Comunicóloga, fotógrafa, jornalista, revisora, apaixonada por cinema, HQs e literatura. (E gatos.)
Esse post foi publicado em Crepúsculo, Fantasia, Intrínseca, literatura, literatura norte-americana, Romance, Twilight Saga, vampiro. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Crepúsculo [Livro]

  1. Isabela disse:

    Bonitinho!!! “Mas quem já não teve 15 anos?”
    É bem legal de ler quando se compara as cenas com o “Midnight sun”, que Stephenie Meyer inventou de escrever, mas deixou pra lá quando publicaram na net.
    Nossa, vocês foram tão boazinhas com essa resenha =D

    • Fernanda Eggers disse:

      Pois é, comparando com o livro seguinte, achei Crepúsculo bem aceitável. Até gostei da leitura vapt-vupt, mas recomendo com milhões de ressalvas.

  2. Isabela disse:

    Quando você não tiver nada de bom pra ler eu lhe empresto uma série que, depois que vc ler 2 livros, vc vai achar Bella a protagonista mais inteligente e bem resolvida do MUNDO. =x

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s