Homem de Ferro 2

Índice:
Filme
Trilha sonora

Joguei minhas impressões sobre a experiência que é ver um filme no cinema nesta cidade em um dos meus diversos filhos espalhados pela blogosfera, que não tratará de cinema, mas de maquiagem, esmaltes e outras frescurites femininas. Ainda assim, o Fernandices já fala sobre algo da película (se é que, hoje em dia, ainda se pode chamar de película), como a força que a Viúva Negra tem, apesar de não aparecer tanto no filme.

Há tempos que não ia ao cinema com expectativas para tê-las quebradas e O Homem de Ferro 2 foi capaz de proporcionar esta magia. Após dias sendo bombardeada com “é melhor do que o primeiro!” no twitter, era de se esperar que minha reação fosse a mesma que tive quando vi Alice.

Homem de Ferro começa logo mostrando é o inimigo e dando um vislumbre do que é capaz, para logo em seguida mostrar o showman Tony Stark, recém assumido como Homem de Ferro em toda sua pompa e orgulho.  Claro que o nosso herói não acredita possuir um inimigo – o mais próximo disso é Justin Hammer, da Hammer Industries, que quer a todo custo superar a Stark Industries.

A armadura do Homem de Ferro está ameaçada pelo governo americano, que vê naquilo uma arma, não um escudo, e vai fazer o possível para tirá-la dele e fazê-la servir ao exército americano. Stark desacredita os militares, mostrando que é praticamente impossível que outra pessoa, outro país ou mesmo outra empresa – nem mesmo a do seu rival – construir tal armadura.

E o momento que aquele início do filme nos fez esperar ansiosamente chega. E o Homem de Ferro não parece dar o crédito necessário. O filme explora diversas lutas internas e externas: a de um cientista com o governo; aquela entre empresas; a entre o invejoso e o invejado; a luta para honrar o pai ou mesmo para aceitá-lo. No plano principal, temos a luta entre arqui-inimigos, a disputa de inteligências e tecnologias e a luta de Stark contra o tempo, pois a fonte de energia que o mantém vivo o está envenenando e terminará por matá-lo. Sem falar no amor da eficiente Pepper Potts, que nosso amável mulherengo ainda não garantiu.

Para ascender, o herói precisa cair. E para ter sucesso, precisa lidar com seus fantasmas interiores. Cliché? Talvez. Mas Homem de Ferro 2 explora bem os traumas de um homem que aparentemente tem tudo nas mãos e nos presenteia não apenas com uma história verossívil – dentro daquele universo onde robôs voam – e agitada. Há diversas cenas de luta e demonstrações de força, sem que elas atrapalhem o andar da narrativa.

Falando em cenas de luta, eis que uma delas mostra o potencial de uma personagem. Desde o início, Scarlett Johansson está divina como a secretária Natalie Rushman, mas é a Natasha Romanoff, a Viúva Negra, quem realmente rouba a cena. Reconheço que neste filme não cabia uma maior participação dela, mas espero sinceramente ver isso mais adiante. Afinal, este filme parece ter revelado a presença da S.H.I.E.L.D.* em possíveis filmes do Capitão América e do Thor.

*Supreme Headquarters International Espionage Law-enforcement Division (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuassão) – Organização fictícia do Universo Marvel

Homem de Ferro 2: PôsterTítulo Original: Iron Man 2
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: Jon Favreau
Música: John Debney
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 124 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2010

Anúncios

Sobre Fernanda Eggers

Comunicóloga, fotógrafa, jornalista, revisora, apaixonada por cinema, HQs e literatura. (E gatos.)
Esse post foi publicado em Ação, Aventura, cinema, Ficção Científica, Iron Man, Paramount. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Homem de Ferro 2

  1. Pingback: Iron Man 2: OST « 16mm em Papel Couché

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s