A Elite da Tropa

O filme “Tropa de Elite” fez um enorme sucesso no início de 2008 com sua versão em DVD pirata. Uma ironia se levarmos em consideração que o filme fala, justamente, de policiais militares que não se deixaram corromper e combatem o crime organizado e o tráfico de drogas nos morros cariocas.

O diretor, José Padilha, fez diversas declarações sobre sua insatisfação sobre o caso e lançou o filme nos cinemas com algumas poucas alterações. A bilheteria do filme superou as expectativas dos produtores.

Pouco depois aparece nas livrarias o livro “A Elite da Tropa”, dos autores André Batista, Luiz Eduardo Soares e Rodrigo Pimentel, com uma imagem do Capitão Nascimento (Wagner Moura), personagem inspirado em Batista e uma estampa que remete ao sucesso do filme.

Ficou a dúvida: o filme veio do livro ou o livro veio do filme?

André Batista é capitão da policia militar, foi membro do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e formou-se em Direito pela PUC-RJ. Além das histórias que aparecem no livro, com caráter ficcional, esteve presente no caso do seqüestro do ônibus 174, no qual foi o negociador. Sua história teria inspirado Rodrigo Pimentel e José Padilha a escrever o roteiro do filme, junto com Bráulio Mantovani.

Desse roteiro surgiram o filme e o livro. O roteiro foi mostrado para André Batista e Luiz Eduardo Soares e isso impulsionou o policial a dar segmento à uma vontade antiga, escrever sobre sua passagem pela polícia.

Como já disse antes, o livro é uma ficção baseada na rotina de André Batista na Polícia Militar e é dividido em suas partes. Na primeira, cada capítulo traz um caso, um dia da vida de um dos policiais militares do Rio de Janeiro. As histórias seguem o trajeto de André da entrada da polícia até se tornar capitão do BOPE. Por vezes trágicas, brutais e até cômicas, o leitor é transportado para a cabeça do narrador, que nos leva com facilidade através das linhas.

A segunda parte não é dividida em capítulos. Isso pode tornar a leitura um pouco cansativa, mas produz o efeito de urgência que a história requer. É essa parte que mostra que o BOPE é – ou foi – incorruptível. Em mais de um trecho é possível encontrar personagens falando que o BOPE é uma ilha num mar de corrupção e se perguntando quanto tempo isso vai durar.

Os policiais do Batalhão Especial são treinados para serem máquinas de guerra. A violência e brutalidade contida no seu dia-a-dia são coisas normais e corriqueiras. Traficantes, policiais e políticos são emaranhados numa teia de corrupção, desinformação, dinheiro, morte e drogas.

O livro pode ser encontrado em qualquer livraria. Possui 315 páginas. Publicado pela editora Objetiva, custa R$35,90 na maior parte das lojas. A Cia dos Livros, no entanto, apresenta o melhor preço: 24,90.

Título Original: A Elite da Tropa
Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel
Brasil
Editora Objetiva, 2006

Anúncios

Sobre Fernanda Eggers

Comunicóloga, fotógrafa, jornalista, revisora, apaixonada por cinema, HQs e literatura. (E gatos.)
Esse post foi publicado em Drama, editora Objetiva, Elite, literatura, literatura brasileira. Bookmark o link permanente.

3 respostas para A Elite da Tropa

  1. O livro veio antes. Até tentei comprar a edição antiga, com capa branca e a caveira do Bope, pois não gosto de livros com fotos de filmes na capa, mas a edição esgotou. Uma pena.

    • Fernanda Eggers disse:

      Oi, Felipe!
      Fiz uma pesquisa sobre este livro no final do ano passado e descobri que ambos nasceram do mesmo roteiro, mas o filme ficou parado por algum tempo, enquanto o livro foi editado e publicado. Por isso, não dá nem para considerar A Tropa de Elite como adaptação da Elite da Tropa, é mais como uma outra história que acontece no mesmo universo, se prestarmos atenção.

  2. Monique disse:

    Os Policias do Bope sao uns verdadeiro tesao,nossa que Homens lindos pena que eu nao sou do Rio .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s