Drácula de Bram Stoker – Livro

Índice
O Livro
Trilha Sonora
O Filme

Olá!
Após um longo período distante, estou voltando com uma história um pouco mais antiga. Assisti Drácula esse fim de semana e li o livro há alguns anos. Escreverei aqui sobre o livro, mais tarde entro com o filme.

O Livro

O mais interessante sobre ele é a forma em que é escrito. Todo em formato de cartas e diários pessoais, o livro vem impressionando gerações desde 1897, quando foi escrito por Bram Stoker. É um excelente retrato da Inglaterra vitoriana, por demonstrar os costumes da época e o fascínio com o que vem do estrangeiro.

A história do livro tem início quando Harker vai à Transilvânia vender imóveis para o conde Drácula, que deseja se mudar para a Inglaterra. Lá o jovem empregado da firma imobiliária fica prisioneiro das três vampiras do conde enquanto este vai para a Inglaterra o mais rápido que pode. Ao vislumbrar uma foto da noiva de Harker, que carrega-a sempre consigo, vê nela a imagem da própria noiva, perdida à séculos, e viaja decidido a trazê-la para seu lado, por toda a eternidade.

Drácula representa o fascínio pelas coisas que vêm do exterior, especialmente do Oriente. Mina, a noiva de Harker, mostra isso ao escrever em seu diário a vontade imensa de conhecer aquilo que seu noivo conhece. O conde também dá o toque de sensualidade ao livro, algo proibido às moças de boa família da época, mas ainda assim almejado por elas.

Ao chegar à Inglaterra o conde se aproxima primeiro de Lucy, amiga de Mina. Linda, desejada e rica, possui três pretendentes que disputam o seu amor e se desesperam ao vê-la tornar-se cada vez mais pálida, com menos disposição e com comportamentos cada vez mais estranhos. Com a chegada de outra criatura ilustre da – vamos chamar assim – mitologia vitoriana, o doutor Van Helsing, eles notam que estão diante de uma força sobrenatural: um vampiro. E então a história realmente começa.

De acordo com alguns sites que também falam sobre o livro, a luxúria de sangue promovida por Drácula ao se alimentar e “infectar” suas vítimas com a maldição seria uma alusão à sífilis e outras doenças transmitidas através do sangue.

bookcover dracula

Drácula
Título Original: Dracula
Bram Stoker
Inglaterra
1897

A leitura do livro é lenta. A linguagem utilizada é a do século XIX e a escrita em forma de diários e cartas dos personagens faz com que as tramas demorem a se completar, já que nenhum deles sabe por completo o que está acontecendo. Mas tenha paciência: é uma leitura que vale a pena para qualquer um.

Como o livro é antigo, tem lincença aberta. Ou seja, você pode fazer o download dele na internet. O Vitual Books Online, apoiado pelo Ministério da Cultura, tem o arquivo disponível em arquivo não editável, mas não exige o download de nenhum programa extra. É só baixar, ler e se divertir.

Anúncios

Sobre Fernanda Eggers

Comunicóloga, fotógrafa, jornalista, revisora, apaixonada por cinema, HQs e literatura. (E gatos.)
Esse post foi publicado em Download, Drácula, História, literatura, Site, Terror, vampiro. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Drácula de Bram Stoker – Livro

  1. Pingback: Drácula de Bram Stoker - Filme « 16mm em Papel Couché

  2. brainsstorm disse:

    Só digo uma coisa: o livro é um saco. =P Stoker tem ótimos contos de terror, mas eu acho que nesse romance ele falhou miseravelmente.

    No entanto, a forma dele é, de fato, interessante. O que deveria dar dinamicidade ao livro, visto que conta, de vários pontos de vista diferentes, a história.

    Mas bem, eu cansei de ver transfusão de sangue naquele livro. ;P

  3. vinny disse:

    eu quero le esse livro alguem pode postar um link pra baixar…

  4. Rayssa disse:

    preciso de uma “recenção” deste livro..
    desde já obrigado!

  5. Mariana disse:

    O livro é mais do que perfeito…
    Melhor livro já escrito de todos os tempos… o.o”

  6. Patrícia disse:

    Eu estou gostando muito do livro. A maneira como foi escrito é fantástico, do tipo que prende. Sem falar no imenso cavalheirismo com que os personagens se tratam, hoje em dia não se vê mais.

  7. weverton disse:

    Seu livro é muito bom adorei ter lido ele.

  8. oioioi disse:

    brainsstorm, concordo com vc, o livro é um saco. Bem, para aquela época deve ter sido fantástico, mas hoje em dia já é tão clássico que ficou óbvio tudo o que ia acontecer. e pelamorde Deus, como o pessoal de antigamente nao dormia quando os outros começavam a falar?? nunca vi tanta enrrolação pra dizer um frase! Ah, e pior que 4 transfusões de sangue foi ler eles colocando a hostia em 50 caixas de terra :/ Haja paciencia…

  9. Sheyla disse:

    Esse livro é muito ‘alto’ no sentido literário da palavra; quem não gosta é por que não consegue acompanhar, os termos do século XIX, porém, que entende, é simplesmente maravilhosos e de muito fascínio intelectual; adoro!

  10. Keila disse:

    Comecei a ler ontem a noite este livro.A leitura tá sendo incrível.É impressionante como dá para visualizar as cenas,principalmente as mais aterrorizantes e se imaginar no lugar de Jonathan Harker,e sentir seu intenso medo ao deparar-se com criaturas tão diabólicas!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s